Robin Hood (2010) – Critica

 

robin-hood-poster-2.jpg

 

Por Guilherme Callegari

 

Robin Hood (2010-2h 36m-14anos)

 

Sinopse: Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.

 

Pontos positivos: O primeiro ponto positivo do filme, para mim, fica por conta da direção, gosto do diretor Ridley Scott, principalmente, da sua direção no começo do filme, onde ele consegue colocar o espectador dentro da ação, aquelas câmeras que mostram a angustia que aqueles homens sentem na guerra. Gosto muito da fotografia do filme, também, acho que ela consegue compor muito bem as cenas, sem contar que conseguiu mostrar através da direção com a fotografia uma Inglaterra bem interessante. O último ponto técnico que queria elogiar do filme seria a reconstrução de época, achei que ficou muito boa, muito imersiva. Outro ponto que vale a pena destacar é o elenco, esse filme tem um elenco muito estrelado, gostei do elenco que escolheram, se foram bem utilizados é outra coisa, o filme tem atores como: Russell Crowe, Cate Blanchett, Mark Strong, Oscar Isaac, Kevin Durand, Danny Huston. Outro ponto bem positivo do filme seria o alivio cômico, é bem verdade que ele é quase inexistente, mas quando aparece eu acho que funcionou, até que bem, principalmente, quando eles focam a comédia no Kevin Durand, que está perfeito no papel do João Pequeno. Outro ponto que vale destacar no filme são algumas cenas de ação que achei que funcionaram muito bem, tem alguns problemas que vou falar melhor nos pontos negativos, mas, de modo geral, acho ela bem interessante. Para fechar, adorei o Oscar Isaac nesse filme, ele passa tudo que o vilão precisava, descontrole, um personagem mimado, e ele passou tudo isso muito bem.

 

Pontos negativos: o primeiro ponto negativo do filme, para mim, seria na escolha do Russell Crowe como Robin, acredito que se fosse um Robin já estabelecido, mostrando ele mais velho funcionaria bem, mas ele está no começo de sua jornada para tirar dos ricos e dar para os pobres, então deveria ser alguém com energia, que fosse um líder que quisesse seguir, e isso não acontece, o Russell Crowe não consegue passar isso. Outro problema do filme são algumas facilidades de roteiro, como por exemplo, seguirem o Robin por ter que seguir, não por ter uma real motivação. Tem uma traição no filme, também, que não faz muito sentido, parece que falta algo. Uma coisa que acredito que prejudicou muito a quem está assistindo a se importar com os personagens seria que eles quiseram contar várias histórias ao mesmo tempo, com isso parece que sempre está faltando algo, parece que falta um pouco de foco do que realmente eles queriam contar. Numa hora parece que é uma guerra entre a França e a Inglaterra, em outra parece que é o Robin se ligando ao seu passado e, com isso, o filme fica um pouco perdido. Como falei a ação tem um problema de, às vezes, ser um pouco exagerada, eles querem mostra a habilidade do Robin, mas, acaba ficando um pouco exagerado. Outra coisa que deveriam ter trabalhado melhor seriam os personagens secundários, pois tem atores que estão sendo mal utilizados, tem personagens icônicos que estão sendo mal utilizados, então, acredito que poderiam ter dado mais espaço para eles. Para fechar, para mim, em alguns momentos o filme ficou um pouco arrastado.

 

Dica: Minha dica seria, apesar de não ser o melhor filme do mundo e ser infantil, eu recomendo que antes de assistir esse, comece pelo filme Robin Hood, da Disney, lançado em 1973. Sinopse: Robin Hood é um fora-da-lei que decide formar uma gangue na floresta de Sherwood para lutar contra as injustiças e tiranias do Príncipe João e do Xerife de Nottingham.

 

 

Curiosidades: A Universal Pictures conquistou os direitos de realizar o novo Robin Hood depois de uma grande batalha com a New Line Cinema, Warner Bros., Sony Pictures, New Regency Pictures e DreamWorks Pictures, pelo roteiro de Ethan Reiff e Cyrus Voris. A história original de Ethan Reiff e Cyrus Voris, batizada de “Nottingham”, trazia um Xerife de Nottingham mais ameno e Robin Hood como um vilão. O texto foi bastante modificado pelo roteirista Brian Helgeland, pois Ridley Scott queria o personagem do xerife mais conflituoso do que estava. Os outros roteiristas também mexeram na história enquanto as filmagens aconteciam. Russell Crowe, que também é produtor do filme, estava cotado para interpretar – simultaneamente – os papéis de Robin Hood e do Xerife de Notingham, mas a ideia não foi adiante, cabendo a Matthew MacFadyen o papel do vilão. Decidido a dar mais veracidade ao personagem, Russell Crowe deixou seu cabelo crescer naturalmente e usou perucas durante as filmagens de Rede de Mentiras (2009) e Intrigas de Estado (2008) para esconder os cabelos compridos. Contudo, um pouco antes do início das gravações de Robin Hood, resolveu cortá-los.

 

Conclusão: Acho que não é um filme horrível, mas pelo dinheiro e pelos atores envolvidos e, principalmente, pelo diretor eu esperava muito mais, ele poderia ter sido o longa definitivo do personagem, mas, isso, infelizmente, não aconteceu. Então, eu até recomendo que você assista o filme, acredito que muita gente possa gostar, mas ele me decepcionou muito em alguns pontos e, sinceramente, eu esperava que fosse um épico muito maior do que foi.

 

Robin Hood – Nota:5,0

 

Robin Hood – Trailer

 

Robin Hood – Trlha sonora

Um comentário em “Robin Hood (2010) – Critica

  1. E eu sugiro “Robin Hood – Men in Tights” realizado por Mel Brooks!
    Esqueça qualquer noção de realismo histórico, é apenas a paródia total quer à lenda, quer ao conceito de herói dado por Hollywood!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário