Mirai Nikki (Manga) – Critica

19610.jpg

 

Por Guilherme Callegari

 

Mirai Nikki: Mangá (2006/2010 -12 volumes -18 anos)

 

Yukiteru é um garoto de 14 anos que poderia ser considerado estranho. Com dificuldade para fazer amigos, para ele a vida não passa de um grande reality show, onde ele é mais um espectador. Tudo que ele vê, resolve anotar em seu celular, fazendo dele seu diário. Mais estranhas ainda são as atitudes do garoto, que tem como amigos imaginários um deus dominador do tempo e espaço, denominado Deus Ex-Machina, e sua assistente, Muru-Muru. No entanto, não era realmente só imaginação… Yukiteru ganha desse deus o poder de prever o futuro com seu celular, tornando-se esse então o seu diário do futuro.

 

Ponto positivos: Começar falando da ideia da história. Acho a premissa muito boa, tanto pelo mistério de você não saber quem vai ser o próximo assassino como o grande prêmio, toda essa premissa eu acho muito interessante, pena que o desenvolvimento dela não foi tão bom. Com isso dá para ligar com outra coisa que eu acho muito positivo que seriam as ideias que o autor teve, como por exemplo, cada um dos aparelhos ter sua peculiaridade, um consegue ver o futuro, o outro faz bomba, acho isso bem legal, admito que alguns são meio decepcionantes quando você os vê sendo usados, mas na maioria gostei de como foi feito. Outro ponto eu gosto bastante é como cada uma das características do celular conversam bem com seus portadores, principalmente, quando se relaciona com os personagens principais. Outro ponto positivo do manga para mim seriam os primeiros arcos, são os arcos que ainda estão apresentando os personagens e aquele mundo de uma forma geral, infelizmente, depois do meio para frente é tudo estragado, mas até esse ponto, para mim, estava até que funcionando bem. Uma coisa que eu gosto é do desenho do manga, primeiro por achar os desenhos dele muito bem feitos, o autor sabe desenhar e desenha muito bem. Mas outro fator que chama atenção é na parte das cores, como ele sabe usar muito bem o preto em momentos mais tensos e brancos em momentos mais tranquilos. Para fechar acho interessante que o manga seja para maiores de dezoito anos e, com isso, o autor não se segura, tem muito sangue, ele não tem medo de usar, inclusive fazendo alguma mortes bem brutais.

 

Pontos negativos: Começar falando do tamanho da obra. Ela tem dez volumes, se você tiver uma boa história em mãos, essa quantidade é até um número justo, mas nesse caso onde ele não tinha o que contar, ficou ruim, ficou muito mais do que precisava e isso parece obvio. Outro problema seriam alguns personagens, pois no começo todos tinham uma grande personalidade que os destacava, mas com o tempo alguns pareciam personagens genéricos que iam aparecendo e você não sente nada por eles. Falando em sentir algo, tenho que falar do romance dessa obra, não deu para entender o que o autor queria mostrar com esse romance, hora ele é bizarro, hora ele é muito abusivo, hora tenta ser fofo, então para quem está lendo, não dá para entender qual sensação o autor queria passar. Outro problema da obra seria que a cada capitulo o autor quer deixar a história maior e maior, sendo que ela não deveria ser assim, dessa forma ele acabou se perdendo na própria obra e perdendo muito leitor nesse processo. Inclusive a história fica tão ruim e tão pirada ao mesmo tempo que ele tenta voltar em alguns pontos do começo da obra e nada dá certo, tudo fica totalmente perdido. Falando em problemas chegou a hora de falar do que enterrou de vez a obra e me faz perceber que perdi tempo e dinheiro, que seria o seu final. Sério, que final patético em todos os sentidos, primeiro por ser um final que para mim não faz sentido. Segundo por apresentar coisas que até aquele momento nem tinham sido mencionadas e o pior de tudo, é aquele final que visivelmente o autor não sabia o que queria fazer, então, ele se perdeu na própria obra e consequentemente no final.

 

Dica: Para você que gostou do manga, eu acho que você deveria ir atrás do anime, por ter muitas diferenças, com isso, para quem não gostou do final do manga ou quer ver tudo de novo vá atrás do anime por ser diferente. Outra dica para quem gostou desse universo seria ir atrás do spin off, pois eles complementam bem alguns buracos que foram deixados. O nome desses mangas spin off são: Mirai Nikki: Mosaic e Mirai Nikki: Paradox.

 

Curiosidades: Tem um OVA de Mirai Nikki chamado de Mirai Nikki Redial, é uma continuação do anime Mirai Nikki desde que Yukiteru se tornou Deus, mostrando um final mais feliz. O anime foi exibido de 10 de outubro de 2011 a 16 de abril de 2012. Mirai Nikki significa diário do futuro em japonês. Cada um dos portadores de um diário representa um deus da mitologia grega. A deusa referente a Yuno, Hera, é a esposa de Zeus. Deusa ciumenta, invejosa e vingativa que possuía muitas rivais, principalmente no amor.

 

Conclusão: Eu gostei da premissa da história, mas parece que no processo o autor se perdeu e isso fica visível e, com isso, estragou totalmente o manga, o que me deixa triste é que se você ver os dois primeiros arcos, você vai ver que poderia se aquela obra que ia durar pro muito tempo e ser referência para várias pessoas, mas isso não vai acontecer. Por esse motivo eu não recomendo o Manga, vendo como um todo é uma obra muita fraca, que não vale a pena perder seu tempo.

 

Mirai Nikki: Mangá – Nota: 2,0

 

Mirai Nikki – Trailer

 

Mirai Nikki – Abertura

Deixe um comentário